Sunday, May 12, 2013

Gaming and Badging in the Classroom

Um vídeo (17m) com um extrato de um webinar promovido pela Badgeville que relata uma experiência de gamification na educação, na Kaplan University. Nesta experiência, o elemento de jogo usado são as badges.


Nesta experiência foram aplicadas badges automáticas (atribuídas pela plataforma usada) e badges manuais (atribuídas pelos professores). As badges automáticas foram definidas com base em dados históricos (quais os comportamentos dos alunos de sucesso e como se comparam com os comportamentos dos alunos com insucesso) e com base em dados recolhidos junto dos professores (qual o tipo de comportamentos que os alunos devem exibir de forma a aumentar o seu envolvimento nas aulas). As badges manuais podem ser atribuídas pelos pares (para criar uma envolvente social) e pelos professores (para que estes também participem ativamente).

Nesta experiência foram, de acordo com os autores, observados os seguintes resultados:
  • Maiores índices de satisfação dos alunos;
  • Maior participação;
  • Mais tempo passado pelos alunos na sala de aula;
  • Melhores classificações;
  • Menor número de desistências;
  • Menor número de alunos com insucesso.
A gravação completa do webinar e e as questões colocadas pela audiência estão também disponíveis.

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