Tuesday, May 14, 2013

Badges & Educação

Na sequência de um post anterior - Leaderboards & Educação - aborda-se aqui mais um elemento de jogos - as badges - que integra o conjunto conhecido por PBL (Points, Badges e Leaderboards) ou BLAP (Badges, Levels and Leaderboads, Achievements e Points).

(fonte: http://www.flickr.com/photos/inkytwist/3707964045/)

O que são badges?

Segundo um white paper da Mozilla são: "a symbol or indicator of an accomplishment, skill, quality or interest" ou, citando o Dictionary.com, "a special or distinctive mark, token, or device worn as a sign of allegiance, membership, authority, achievement, etc".

Uma “digital badge” é "an online record of achievements, tracking the recipient’s communities of interaction that issued the badge and the work completed to get it".

As badges (que podemos traduzir por insígnias ou distintivos) são um dos elementos de jogos que podem ser aplicados em estratégias de gamification (que, segundo algumas opiniões, se poderia traduzir por joguificação).

As badges digitais são então ícones que representam uma determinada proeza ou conquista. As badges existem desde há muito tempo no mundo não digital. É o caso dos escuteiros que as atribuem, os cintos de cores diferentes atribuídas nas artes marciais ou mesmo as medalhas e divisas usadas nos meios militares. Alguns ícones que podem ser usados em badges estão disponíveis no Simbly Project.

O site social Foursquare popularizou a utilização destas insígnias digitais premiando os seus utilizadores por estarem presentes em determinados locais (os utilizadores podem obter insígnias por visitarem várias vezes o mesmo local, por visitarem locais diferentes mas do mesmo tipo, por exemplo, um cinema ou uma loja).

As badges podem ser usadas como mecanismos de recompensa e de feedback. Usadas como mecanismos de recompensa apelam sobretudo à motivação extrínseca.


Qual o interesse para o setor da educação?

"Digital badges can support connected learning environments by motivating learning and signaling achievement both within particular communities as well as across communities and institutions".
 
Ver mais em:
  • Gamifying Student Engagement ("educators have also begun to adopt the reward structures of video games, such as badges for meaningful achievements, into their lesson planning");


Como usar badges no contexto educativo e de formação?

O white paper referido acima inclui ainda um Badge System Framework, um guia de aplicação de badges. O Open Badges Project da Mozilla tem também ferramentas para auxiliar os professores na criação de badges.

Para além do projeto da Mozilla existem ferramentas disponíveis para os professores e formadores atribuírem badges. É o caso do ClassBadges que explica no vídeo abaixo de que forma se podem usar em sala de aula:


(ver também este outro vídeo de ClassBadges).

Outra ferramenta anunciada mas da qual ainda se sabe pouco é a Beye Badges.


Por ter lido este post, possivelmente já terá ganho uma badge, atribuída pelos componentes instalados no blogue (CaptainUp, Uplaude) ou pontos (PunchTab). Todas estas aplicações são gratuitas e podem ser usadas em contexto de formação.

No comments:

Post a Comment