Friday, March 22, 2013

TechHub Google Campus Noise Meter: A Case Study in Gamfed

Mais uma colaboração na análise de um caso de estudo de aplicação de gamification, proposto pela Gamfed - International Gamification Confederation. Depois de Disco Flipper, segue-se o TechHub Google Campus Noise Meter, que é um leaderboard (ou tabela de liderança) que mede o "barulho" que cada uma das start-ups presentes no TechHub no Google Campus em Londres. A tabela é publicada semanalmente por Toby Beresford, CEO e fundador da Leaderboarded, já mencionada aqui. A Leaderboarded também participa, ocupando o segundo lugar da última tabela publicada. A Leaderboarded como o nome indica, oferece um serviço de criação de tabelas de liderança a partir de diversas fontes de dados.


O Noise Meter tem como objetivo “show who’s making the most noise on the twitterverse each week". É medida a atividade e a reciprocidade de cada start-up. A atividade é medida pela pontuação no Tech Kred Outreach adicionada com o número de posts publicados pela empresa. A reciprocidade analisa as respostas exteriores às atividades da empresa o que inclui o número de vezes que a empresa é mencionada no Twitter, no Kred influence score e nos comentários recebidos nos blogues.

As pontuações obtidas na atividade e na reciprocidade são combinadas, com ponderações, para produzir a tabela. Esta é publicada na rede interna e afixada em papel. Atualmente, 60 empresas estão a participar.



Para análise destes casos de estudo são considerados os objetivos da aplicação, se se trata de um uso efetivo de gamification, se esta poderia ter sido usada de uma forma melhor, quais as mecânicas usadas, se implicam um envolvimento de curto ou de longo prazo, se foram bem usadas, etc.

O prazo para participação termina a 28 de março. Posteriormente será disponibilizado o respetivo white paper.

No comments:

Post a Comment