Foi publicado na Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa o resultado de um trabalho de investigação sobre os fatores facilitadores do uso de recursos educativos digitais pelos professores do ensino básico e secundário. O trabalho é da autoria de Cornélia Castro, António Andrade e José Lagarto.
Resumo
Este estudo exploratório e descritivo procurou determinar empiricamente o grau de concordância, através de um questionário e-Delphi
que decorreu em três etapas com 40 participantes de instituições de
ensino superior e outras, relativamente aos fatores facilitadores do
uso de recursos educativos digitais pelos professores do ensino básico e
secundário. Os participantes foram cooptados em universidades públicas
e privadas e em outras instituições, em áreas de conhecimento
relacionadas com a educação, nomeadamente em investigação, na
utilização das tecnologias e da informática em particular. Os
resultados obtidos indicam algum grau de concordância na comunidade de
participantes na investigação sobre os fatores facilitadores da
utilização de recursos educativos digitais pelos professores. Estes
resultados preliminares desafiam-nos a desenvolver o mesmo estudo junto
dos professores do ensino básico e secundário, de forma a confrontar as
perspetivas das duas comunidades que desempenham um papel
preponderante na área da educação em Portugal. Pretende-se, desta
forma, apresentar um contributo para que a prática da adoção e
utilização de recursos educativos digitais nas escolas portuguesas seja
sustentada.
Está igualmente disponível o Abstract (in english).
Neste trabalho de investigação foi usado um questionário e-Delphi. O método Delphi, citando o próprio trabalho, é definido como uma atividade interativa desenhada para
combinar opiniões de um grupo de especialistas (grupo específico de
pessoas especializadas no tema estudado) denominado de painel Delphi, para obtenção de consenso em torno de um problema complexo. Tive a oportunidade de participar no painel de especialistas do questionário cujos resultados foram usados por este trabalho.
A análise dos resultados do inquérito revela que o fator considerado mais importante foi Usabilidade - qualidade científica e o fator considerado menos importante foi Usabilidade -
durabilidade.
Referência
Castro, C., de Andrade, A. M. y Lagarto, J. (2012). Identificação de Fatores Facilitadores da Utilização de Recursos Educativos Digitais pelos Professores: A Perspetiva de Especialistas num Estudo e-Delphi. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 5 (3), pp. 161-178.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol5-num3/art10.pdf
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol5-num3/art10.pdf
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