Tuesday, March 26, 2013

Leaderboards & Educação

A propósito do caso de estudo para o GamFed sobre uma aplicação do Leaderboarded - TechHub Google Campus Noise Meter - ficam aqui algumas considerações sobre o uso deste tipo de mecânica/elemento de jogo no contexto da educação. O primeiro problema tem a ver com o objetivo de usar tabelas de liderança (uma tradução possível para leaderboards). Este elemento de jogo apela sobretudo à competição entre os jogadores (e também ao status individual) mostrando a posição de cada um face a um qualquer critério. A competição entre alunos (que existe mesmo que não se apele a ela diretamente) não é normalmente bem aceite, sobretudo nos primeiros anos de escolaridade. Mas há formas de usar as tabelas de liderança. Em Leaderboards in Education: What are its applications? são dados alguns exemplos que vale a pena analisar.

Como exemplos de aplicação são referidos a angariação de fundos para uma qualquer iniciativa da escola (não implica nenhum tipo de competição em contexto académico) ou atividades de grupo (dilui a possibilidade de competição individual). Os outros exemplos implicam a associação a um sistema de pontos, nomeadamente, para premiar comportamentos desejados (p.e. assiduidade).


Sobre a associação de tabelas de liderança a um sistema de pontos fiz já uma experiência mencionada aqui e que juntou uma aplicação do Leaderboarded com o ClassDojo (ver o blogue criado para o efeito). A tabela de liderança foi baseada em dados armazenados numa folha de cálculo do GoogleDocs, uma das fontes de dados possível para o Leaderboarded). Os dados consistiam em pontos obtidos individualmente (a partir dos resultados do ClassDojo, premiando comportamentos desejados e penalizando os indesejados) e pontos obtidos em tarefas de grupo.


Relativamente a forma de aplicar as tabelas de liderança, estas podem ser absolutas ou relativas (ver Gamification a Little on Leaderboards). Estas últimas têm como objetivo evitar a desmotivação dos jogadores pior classificados (apenas se comparam relativamente a outros no mesmo nível).

Sobre a contribuição para o caso de estudo do TechHub Google Campus Noise Meter destacou-se a importância deste tipo de ferramentas de gamification deverem ser usadas em conjunto com outras ferramentas. A aplicação de um único elemento de jogo (a tabela de liderança) não conduz a uma experiência de gamification completa, como é óbvio. Este elemento de jogo integra o que Kevin Werbach designa por PBL Gamification (PBL de Points, Badges e Leaderboards) ou BLAP Gamification (BLAP - Badges, Levels and Leaderbords, Achievements and Points) por Scott Nicholson (ver referências aqui). Este tipo de elementos de jogos apelam sobretudo para a motivação extrínseca e portanto devem ser aplicados numa estratégia de curto prazo e tendo em conta que podem reduzir a motivação intrínseca. De qualquer forma, o apelo à motivação extrínseca pode ser usado de forma positiva e o Leaderboarded é sem dúvida uma ferramenta de gamification a ter em conta.

A apresentação abaixo descreve bem as diferenças entre motivação intrínseca e motivação extrínseca e o seu impacto em aplicações de gamification:


3 comments:

  1. For the real path of the education and learning you can find the new deal with this great system. Get your link with http://dissertationlength.com/psychology-dissertation-length and enjoy the system of the new blogs with this site of the fun and happiness.

    ReplyDelete
  2. All the languages are necessary in this world because you have to specify the tasks for you and if http://www.personalstatementpsychology.com/writers/ is doing its best so that is the time to overcome the problems.

    ReplyDelete
  3. In this area of the leader boards you can maintain the best link for the new site. You can also enjoy the best session of the student reading form here. You can click here and can find the tab for the education and learning.

    ReplyDelete