Wednesday, March 20, 2013

Cometdocs: Armazenamento e Conversão de Documentos

A cometdocs é uma aplicação on-line que pode integrar a panóplia de ferramentas TIC usadas como auxiliares ao ensino ou integrar ambientes de e-learning.


A Cometdocs.com é uma empresa canadiana sedeada em Toronto. A primeira versão da aplicação foi lançada em 2009 sendo na altura uma ferramenta gratuita de conversão de formatos de ficheiros. Agora, permite também o armazenamento, gestão e partilha de documentos na "nuvem". A conversão de formatos é feita on-line. A partilha pode ser pública ou privada, através de um link próprio. É possível a partilha com outros utilizadores registados e é também possível a partilha anónima não obrigando a registo de utilizador (através de um link válido por 24 horas).


A interface da aplicação é simples e funcional. Testando a conversão de ficheiros de formato PDF para DOC verifica-se que funciona sem problemas para textos em inglês mas que não suporta caracteres específicos (caracteres com acento, cedilhas, etc), pelo menos, das língua portuguesa e espanhola que foram as testadas.

São diversos os formatos suportados para conversão: doc, txt, xls, pptx, png, gif, jpeg, etc.

A aplicação permite a criação de uma conta gratuita com espaço de 1 Gigabyte. Os ficheiros estão limitados a 100 Megabytes, é permitido fazer 15 conversões e transferir ficheiros para mais uma pessoa. As contas Premium e Pro permitem mais espaço de armazenamento, ficheiros maiores, conversões ilimitadas e maior número de pessoas com quem partilhar. Estas contas custam respetivamente 9,99 e 19,99 por mês (curiosamente, não é indicada a moeda. Serão dólares canadianos?).

Apesar da concorrência de peso no que diz respeito a armazenamento, como a Dropbox ou o Google Drive, a Cometdocs é uma aplicação muito simpática e simples de usar, funciona inteiramente on-line e acresce a possibilidade de conversão de ficheiros e de partilha de documentos através de um link. As funcionalidades permitidas na conta gratuita são muito razoáveis. Pode ser que futuras versões suportem a conversão de textos noutras línguas que não o inglês. Apesar disto, é sem dúvida uma ferramenta a ter em conta.

No comments:

Post a Comment