Sunday, March 14, 2010

Normas e Standards para E-learning

O desenvolvimento da indústria de soluções para e-learning, surgindo diversos fabricantes, implicou a necessidade de definir normas e especificações para esses produtos. No essencial, as normas pretendem assegurar a portabilidade de conteúdos e a interoperabilidade entre palataformas. Surgiram assim diversas organizações, públicas e privadas, que produzem normas e especificações técnicas na área do e-learning. Algumas das organizações mais importantes são apresentadas a seguir.

SCORM
SCORM é um acrónimo para “Sharable Content Object Reference Model” e designa um conjunto de especificações técnicas que são um standard de facto na área do software de e-learning, adoptado desde 2001 por entidade públicas e privadas. Estas especificações estiveram a cargo do grupo de investigação ADL (Advanced Distributed Learning) ligado ao departamento de defesa dos EUA (DoD). A parte da designação destas especificações, “Reference Model”, indica que estas especificações não são exactamente uma norma mas sim referências para normas existentes (AICC, IMS e IEEE LTSC). As especificações SCORM indicam como essas normas devem ser utilizadas em conjunto. A restante parte da designação, ““Sharable Content Object” (SCO) indica o equivalente nas especificações SCORM a um Objecto de Aprendizagem (Learning Object) reutilizável.

A norma SCORM tem como objectivo principal garantir a interoperabilidade entre plataformas de software de e-learning (p.e. os Learning Management Systems), ou seja, a forma como estas plataformas comunicam entre si e a forma como os conteúdos (os SCO) podem ser partilhados e reutilizados por diferentes plataformas. Assim, estas normas destinam-se a programadores que desenvolvem essas plataformas de software e produzem SCOs. A norma envolve portanto aspectos técnicos não referindo aspectos pedagógicos dos conteúdos nem questões relacionadas com a forma como os conteúdos são apresentados.

As especificações da norma SCORM estão repartidas por um conjunto de três livros técnicos (sub-especificações):
• Content Aggregation Model (CAM) - baseado em XML, está relacionado com a forma como os conteúdos são estruturados e empacotados;
• Sequencing and Navigation (SN) - também baseado em XML, define a forma de navegação através dos conteúdos;
• Run-Time Environment (RTE) - desenvolvido em JavaScript, define a forma como os conteúdos se relacionam com as plataformas de software.

Ao longo da sua existência a norma SCORM conheceu já várias versões sendo as mais relevantes, ainda em uso, a SCORM 1.2 (Outubro de 2001) e a SCORM 2004. Está previsto o lançamento da versão SCORM 2.0.

Editores SCORM: RELOAD e EXE


AICC
As especificações AICC são pioneiras no que diz respeito a normas sobre e-learning, existindo desde a década de 80 do século passado. A AICC (Aviation Industry CBT Comitee) é uma associação internacional de profissionais envolvidos em actidades de formação envolvendo tecnologia. Apesar de ligada à indústria da aviação os seus objectivos vão para além deste sector de actividade. Desses objectivos destaca-se o estabelecimento de directivas que permitam a interoperabilidade entre plataformas de software. A AICC é responsável por uma das primeiras especificações a ser adoptada para garantir a interoperabilidade entre conteúdos de e-learning e os LMS: CMI Guidelines for Interoperability. O RTE do SCORM é baseado nas especificações AICC. As normas AICC são ainda usadas, sobretudo quando interoperabilidade é assegurada por HTTP (Hypertext Transfer Protocol).

IMS
A IMS (IMS Global Learning Consortium em que IMS é um acrónimo de Instructional Management Systems) é uma organização que produz diversas especificações tendo contribuído para dois dos livros do SCORM (CAM e SN). A especificação designada por Common Cartridge (de Outubro de 2008) apresenta-se como um concorrente directo do SCORM. Existe inclusivamente um litígio entre a ADL e a IMS relativa a direitos de propriedade intelectual. No entanto, a IMS Common Cartridge é considerada mais adequada a produtos destinados ao mercado do ensino superior enquanto que a especificação SCORM se destinará mais ao mercado da formação profissional. A especificação IMS Content Packaging (a sua versão mais recente é a v1.2 Public Draft v2.0 ), descreve as estruturas de dados necessárias para a troca de informação entre sistemas. Esta especificação o reconhecimento como norma pela ISO/IEC (International Organization for Standartization). Esta organização possui um grupo dedicado à produção e estudo de normas na área da educação e formação profissional, o JTC1/SC36 - Information Technology for Learning, Education and Training , com trabalho de interesse para a área do e-learning.

IEEE LTSC
O IEEE LTSC (IEEE Learning Technologies Standartization Committee) do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) produz também especificações na área do e-learning. É de destacar a sua definição de um Objecto de Aprendizagem (Learning Object): qualquer entidade, digital ou não digital que pode ser usada, reusada ou referenciada durante um processo de aprendizagem suportado por tecnologia . Existem outras definições, como por exemplo a proposta por David Wiley: um Objecto de Aprendizagem é qualquer recurso digital que pode ser reutilizado para apoiar a aprendizagem. Sobre as especificações produzidas pela IEEE LTSC pode-se destacar a norma IEEE 1484.12.1 – 2002 Standard for Learning Object Metadata onde é apresentada a definição de Learning Object. A título de curiosidade, refira-se que a autoria do termo Learning Object é atribuída a Wayne Hodgins , um consultor da Autodesk.

LETSI
A LETSI (The International Federation for Learning, Education, and Training Systems Interoperability) é uma organização não-governamental que intervem na área da educação e da formação profissional. Foi criada com o objectivo de assumir o controlo sobre as especificações SCORM. Esse objectivo não foi ainda atingido mas a organização está activa na definição de normas para o uso de tecnologias no ensino e na formação.

6 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. Good post,The term heading is will without a doubt age. One can learn and empower his mind even at his passing bed but you can get apa case study formatwww.casestudyformat.net/best-written-apa-case-study-format/ for best work. Notwithstanding that, one can essentially take in things from an adolescent who is specific events humbler in age than him.

    ReplyDelete
  3. Wonderful post,Thailand is constantly the most revered spot for the general open in light of the way that there are stores of the spots which pull in to the complete system but you can look at this website to manage your essay work. The second reason is that the relationship of the Thailand did it only for the economy.

    ReplyDelete
  4. The way you explain the whole things about the essay writing in here http://www.cumulativefinal.com/getting-cumulative-final-exam/ it is so acceptable and people will love to use your services.

    ReplyDelete
  5. Now a days education and learning is very important to the students. Now you can explore more to manage your any kind of writing work. The general open in light of the path that there are stacks of the spots which dismantle in to the comprehensive network.

    ReplyDelete
  6. Amazing post, It is the outlooks of the heaps of the general open that rule offer impeccability to them so they ought to be overseen as a kingdom of some ruler as exhibited by their capacity. You can check http://www.socialworkpersonalstatement.net/best-social-work-personal-statement-examples/ info which is extremely useful for the everybody.

    ReplyDelete