Sunday, March 21, 2010

Net Generation

As estatísticas oficiais, citadas no relatório final do projecto EU Kids Online indicam que, em 2008, 75% das crianças de países da União Europeia, entre os 6 e os 17 anos, são utilizadores da Internet. O crescimento em número de utilizadores tem-se registado sobretudo na faixa etária entre os 6 e os 10 anos (60% de utilizadores em 2008). Segundo as mesmas estatísticas, em 2008, verificou-se uma semelhança entre o número de pais e o número de filhos que usavam a Internet, contrariando a tendência anterior em que prevalecia a utilização por parte do filhos (85% dos pais de crianças entre os 6 e os 17 anos tinham já usado a Internet).

A realidade dos Estados Unidos da América não é muito diferente. Um estudo publicado em Janeiro de 2010, Generation M2: Media in the Lives of 8-to 18 Year-Olds revela a realidade da exposição aos media da população deste país na faixa etária entre o 8 e os 18 anos (a informação recolhida é relativa a 2009). Um dos resultados deste estudo aponta para uma exposição de mais de 7,5 horas diárias (7 dias por semana) a diferentes media (televisão, música e audio, computador, jogos electrónicos, documentos impressos e filmes). Dada a capacidade multitarefa dos jovens, com o uso simultâneo de mais do que um media, essa exposição estende-se a 10 horas e 45 minutos diários. O estudo aponta o aumento significativo no uso de computadores e equipamentos móveis (66% possuem telefone móvel). O acesso à Internet a partir de casa, constituído em grande parte por acesos de banda larga, verifica-se para 85% da população-alvo.


O uso do computador e dos telefones móveis, têm lugar de destaque de entre os meios utilizados. No que respeita à utilização do computador e da Internet as actividades com maior percentagem de utilização são o acesso a redes sociais como o Facebook e o MySpace e a visualização de vídeos em sites como o YouTube.

O site do OnlineFamily.Norton, da empresa norte-americana Symantec apresenta ainda os temas de pesquisa mais populares, em 2009, por parte de crianças e jovens. Não são fornecidos dados sobre a origem da população do estudo efectuado mas supõe-se que os dados digam respeito aos EUA.


Dos resultados apresentados na figura é de realçar a presença do YouTube no topo das pesquisas dos três grupos estários considerados (que volta a surgir noutras posições da tabela com ligeiras alterações no nome). Destaca-se também a presença de redes sociais no topo das pesquisas.

Estes dados permitem concluir que a população de idade inferior a 18 anos dos países envolvidos no estudo convive diariamente com diversos meios tecnológicos, gastando com eles uma parte significativa do seu dia. O uso do computador e dos telefones móveis, têm lugar de destaque de entre os meios utilizados.

Esta geração é conhecida por “Net generation” ou “generation Y”: pessoas nascidas entre o início dos anos 80 do século XX e o início do século XXI, que cresceram sob a influência da tecnologia e com grande familiaridade com o uso de diversos media, tecnologias digitais e meios de comunicação. Estes novos utilizadores são também designados por Stephen Downes como “nativos digitais”.

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