Wednesday, April 25, 2012

Video: James Paul Gee on Learning with Video Games

Um vídeo curto (8 minutos) de James Paul Gee, um dos nomes importantes na área da aprendizagem com jogos (Game-Based Learning). Neste vídeo, Gee refere a importância dos jogos sociais, dando como exemplo o War of Warcraft que exige a cooperação entre equipas de jogadores que deverão, individualmente, possuir competências diferentes.

Outro jogo mencionado é o Portal, onde Gee realça a suas mecânicas específicas, com leis físicas próprias. Este jogo é referido a propósito do que Gee designa por espaços de afinidade com o jogo, ou seja, espaços de discussão (p.e. wikis) onde os jogadores discutem aspetos relacionados com jogo. Sobre estes espaços de afinidade é também de acrescentar  que o War of Warcraft tem um wiki que compete com a Wikipedia ao nível da informação produzida pelos utilizadores.

Usando o que se passa com os videojogos, Gee realça a importância da experiência prática e do envolvimento real com uma atividade face a uma abordagem teórica (ler sobre essa atividade ou experiência). A este propósito refere a inutilidade, muitas vezes sentida, ao ler o manual de um jogo sem antes o ter jogado. Antes de jogar, a manual contém apenas palavras com pouco ou nenhum significado para o jogador. Depois de jogar, essas palavras transformam-se em imagens relacionadas com as experiências já vividas. É necessário ter estado ativo no "mundo" do jogo para que as palavras encontrem uma relação com as imagens que guardamos na nossa mente sobre as experiências vividas nesse "mundo".



Gee conclui esta apresentação referindo que o problema com as escolas de hoje reside no facto de se fornecerem aos alunos os manuais sem o jogo. Para os alunos, não terem vivido as experiências, as atividades e os problemas reais, as palavras dos livros de estudo não passam disso mesmo, palavras.

No comments:

Post a Comment