Friday, April 13, 2012

The Gamified Classroom (5)

Mais um post de Andrew Proto integrado na série The Gamified Classroom. Neste post, Part V - Gamification in Action, é relatada uma experiência real de aplicação de elementos de jogos numa sala de aula (ensino básico). Nesta experiência, dois professores cooperaram no sentido de criar uma estória que contextualizasse um conceito que um deles estava com dificuldade em explicar aos seus alunos. No final, os resultados foram positivos para ambos os professores pois não só foi possível demonstrar o conceito em causa como também o segundo professor pôde demonstrar outros temas da sua área (ciências).

Esta experiência realça um elemento de jogo muito importante, a narrativa ou estória, aplicada num contexto exterior aos jogos, neste caso, a escola. Trata-se por isso de uma aplicação bem concreta da gamification, ou seja, 


A importância deste elemento, a narrativa, é também destacada por Karl Kapp (ver o post Game Elements), um dos gurus da aprendizagem baseada em jogos (Game-based Learning). A narrativa (story), associada a um desafio (challenge)  é apontada como um dos quatro elementos de jogos relevantes na área do ensino (os outros são avatars, levels e feedback). Kapp recomenda a abordagem seguinte:
  • Integrar os factos que se pretende ensinar no contexto de uma estória;
  • Iniciar o processo de aprendizagem colocando um desafio ao aluno;
  • Orientar o progresso dos alunos no sentido das tarefas mais simples para as tarefas mais complexas;
  • Usar estórias relacionadas com o contexto dos objetivos de aprendizagem pretendidos.


O post de Andrew Proto destaca ainda a importância de estabelecer objetivos claros (que podem ser enquadrados pela narrativa) e de definir diferentes níveis que os alunos têm de ultrapassar.

A experiência descrita é tão mais interessante pelo facto de ter sido realizada sem qualquer suporte tecnológico adicional. Apenas recorreu, do ponto de vista conceptual, a elementos de jogos.

Ver os outros posts da série de Andrew Proto publicados aqui:

No comments:

Post a Comment