Neste post, Defining Gamification, foram apresentadas várias designações alternativas para o conceito habitualmente designado por gamification. Agora acrescenta-se mais um: engagification. Este alternativa é proposta por Clark Quinn e pretende realçar a importância da motivação intrínseca face à motivação extrínseca (mais fácil de levar à prática). O termo pretende assim realçar que o verdadeiro envolvimento com uma atividade se consegue com o desenvolvimento da motivação intrínseca e não com simples recompensas externas (ver Drive - O Que Nos Motiva).
Quinn menciona novamente a engagification a propósito dos seus comentários ao novo livro de Karl Kapp (ver este post) onde começa por destacar a sua discordância relativamente ao título.
Os opositores do conceito de gamification ou, pelo menos, do uso que habitualmente se dá ao termo, apontam muitas vezes designações alternativas como playification ou mesmo, numa perspetiva bem negativa gamefuscation. Estes dois termos não foram incluídos na nuvem porque não se podem considerar propriamente como sinónimos dos que foram considerados.
Os opositores do conceito de gamification ou, pelo menos, do uso que habitualmente se dá ao termo, apontam muitas vezes designações alternativas como playification ou mesmo, numa perspetiva bem negativa gamefuscation. Estes dois termos não foram incluídos na nuvem porque não se podem considerar propriamente como sinónimos dos que foram considerados.
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