Tuesday, May 01, 2012

Ted Talk: John Hunter


 

Um vídeo interessante (20m28s) com uma apresentação de John Hunter (TED Talk, março 2011). A apresentação descreve a experiência de Hunter, de vários anos (desde 1978), com o uso de um jogo - The World Peace Game - que idealizou para o apoio a atividades letivas (ensino básico). No vídeo são relatadas várias experiências vividas pelo autor que demonstram a importância do uso deste tipo de materiais. O jogo não tem qualquer suporte digital nem recorre a quaisquer tecnologias de informação e comunicação (embora o seu autor admita o desenvolvimento de uma versão digital). 


É, portanto, um jogo totalmente "analógico" com componentes físicos montados numa estrutura tridimensional. Na verdade, o jogo é uma simulação onde os alunos são colocados num cenário fictício onde existem vários países que interagem entre si. 

The World Peace Bame é provavelmente um bom exemplo da importância da aprendizagem baseada em jogos, e neste caso concreto, do uso de simulações para ajudar a perceber como o mundo de facto funciona.

A propósito deste tipo de jogos e simulações, ver também Wargaming Connection.

No comments:

Post a Comment