Existem já algumas ferramentas simples que permitem aplicar elementos de jogos, fora do contexto destes (ou seja, usar gamification). Eis algumas:
- Uplaude: uma ferramenta que se pode incluir num website ou blogue permitindo premiar os visitantes. Podem-se atribuir pontos ou recompensar cumprimento de determinados objetivos (achievements). Podem-se escolher as atividades que geram pontos e os objetivos a premiar. A ferramenta permite ainda consultar estatísticas sobre as atividades dos visitantes dentro dos parâmetros definidos. Objetivo? A fidelização dos visitantes do site ou blogue (o Uplaude está instalado neste blogue; para aceder, clicar no ícone representando um troféu, à direita na página de entrada no blogue). O login pode ser feito usando a conta do Twitter ou do Facebook.
- Leaderboarded: uma plataforma on-line que permite criar leaderboards (ou seja, tops de algo) em função de atividades em redes sociais e não só. É ainda possível usar como fonte dos dados para o leaderboard informação de uma folha de cálculo (Google Spreadsheet, ver vídeo abaixo). O login pode ser feito usando a conta do Twitter. Objetivo? Envolver os participantes numa atividade ou discussão e explorar o seu espírito competitivo de forma a incentivar uma participação mais ativa.
- Goxeed: um projeto de código aberto e direcionado para o mundo empresarial. Esta plataforma permite envolver colaboradores e clientes de uma empresa através de um jogo com missões e desafios a superar.
Uplaude e Leaderboarded estão em versão beta e, para já, são gratuitas. O Uplaude, nesta fase, apenas permite ser aplicado a um website por utilizador. Ambas possuem potencial de aplicação no ensino e formação. Nesta área, em particular para o ensino básico e secundário, existe o ClassDojo, já abordado aqui. Tem potencial, embora ainda apresente limitações e alguns bugs (está também na versão beta). Uma possível novidade para breve é a sua tradução para outras línguas, incluindo o português.
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