ClassDojo |
O ClassDojo é uma ferramenta on-line, em fase de lançamento mas já capaz de ser integrada em atividades letivas. Essencialmente, trata-se de uma aplicação que permite a um professor registar e quantificar os comportamentos positivos e os comportamentos negativos dos alunos das suas turmas. Para tal, o professor pode atribuir, individualmente, pontos positivos e pontos negativos para cada um dos comportamentos escolhidos. A aplicação apresenta listas de comportamentos pré-definidos. Esses comportamentos podem ser alterados e é possível acrescentar novos comportamentos.
Para criar uma turma é apenas necessário inserir a lista de nomes dos alunos (primeiro e último nome). Existe já uma turma definida para demonstração. Para cada aluno, a aplicação sugere um avatar que depois pode ser alterado ou personalizado). Clicando na caixa correspondente a cada aluno, o professor pode atribuir pontos por comportamentos positivos ou negativos. O painel da turma pode ser ainda filtrado de forma ver só os pontos positivos ou os pontos negativos.
Aspetos positivos:
- É gratuito;
- É simples e fácil de usar;
- Os alunos podem escolher e personalizar os seus avatares;
- Acesso remoto a partir de um smartphone ou tablet;
- Permite o envio de relatórios personalizados para os pais;
- Cada aluno pode consultar o seu estado (ainda não disponível).
Aspetos (ainda) negativos:
- Só uma língua (inglês);
- Algumas funcionalidades anunciadas ainda não estão disponíveis;
- Serve apenas um objetivo limitado.
Embora limitado, pode-se considerar o ClassDojo como um exemplo prático de aplicação de gamification (pelo menos de uma parte) na sala de aula.
Outra plataforma semelhante com a qual vale a pena comparar é a Vivo (ver Vivo: The Online School Rewards Platform).
Quanto ao facto de apenas existir a versão em inglês, pode ser que em breve haja novidades sobre uma versão em português ...
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