Para além da aplicação do termo "gamification" ser polémica, assim como o próprio termo em si (alternativas como gameful, gamefulness ou serious gamification são preferidos por alguns), a origem do termo também não é consensual. O conceito, com uma pequena variação na grafia, gameification, surge como sendo da autoria de Daniel Burrus, nas palavras do próprio, que afirma ter criado o termo no início da década de 1980 (" ... a trend I call gameification, which I first identified in the early eighties ..."). A paternidade de gamification aparece mais tarde, em 2002 atribuída a Nick Pelling, fundador de uma empresa, a Conundra Ltd, que procurava aplicar o conceito na área da eletrónica de consumo (ver Looking Back: The Rise and Glory of Gamification). Em An Introduction to Gamification, é referido que o termo terá sido trazido ao conhecimento público algures em Outubro de 2010, num artigo de um jornal norte-americano. Não é claro, neste post, se o termo já existiria antes (ver também o que já foi referido aqui).
Talvez uma fonte mais segura seja a Google. As estatísticas indicam que a primeira pesquisa do termo "gamification" terá ocorrido em 29 de Agosto de 2010 (poderá ser considerada esta a "data oficial de registo" deste conceito?). É estranho que o termo existisse desde 2002, ou mesmo desde a década de 1980, apesar da grafia diferente, e apenas tivesse sido pesquisado em 2010. Outros autores apontam ainda 2008 como sendo o ano de nascimento da gamification (ver também From Game Design Elements to Gamefulness: Defining “ Gamification).
Em todo o caso, desde que o termo começou a ganhar visibilidade, o ensino e a formação foram desde logo potenciais áreas de aplicação associando-se a outras tendências destes setores: os Serious Games e, mais em geral, a Aprendizagem Baseada em Jogos (Game-Based Learning).
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