É habitual a classificação de grupos etários (Boomers, Gamers, Geração X, Geração Y, nativos digitais, etc), consoante o período em que os indivíduos desses grupos nasceram e a forma como a sociedade e os acontecimentos verificados no mundo durante a sua infância e juventude os influenciaram. Os efeitos da evolução tecnológica influem também nesta classificação em gerações culturais. São habituais as referências a estas gerações nas publicações na área da educação, em particular no que diz respeito ao uso das TIC no ensino.
Esta organização do conhecimento histórico, e a sua análise sociológica, feita sob o conceito de geração, é habitual em países como os Estados Unidos. A classificação da tabela acima organiza os grupos etários de acordo com contextos históricos relevantes neste país embora o fenómeno da globalização leve a que para as gerações mais recentes existam, à escala mundial, poucas diferenças culturais ou geográficas. A geração que se seguirá à actual, a geração Z, ainda não tem uma designação definida embora se aponte como hipótese a designação Generation Alpha (ou Generation A). Esta será a primeira geração constituída apenas por indivíduos nascidos no século XXI. Para designar esta geração, nascida a partir da década de 2010, são também propostos os nomes de Generation T (T de tablet) ou Generation App, (ver 'Generation Y' is Dead, Long Live 'Generation T'), realçando a importância dos novos equipamentos móveis com formas de interacção baseadas em gestos naturais.
Thanks for the post, I am techno savvy. I believe you hit the nail right on the head. I am highly impressed with your blog. It is very nicely explained. Your article adds best knowledge to our Java Online Training from India. or learn thru Java Online Training from India Students.
ReplyDelete