Sunday, February 03, 2013

Disco Flipper: A Case Study in GamFed

A adesão recente ao GamFed - International Gamification Confederation resultou num pedido para colaborar na análise de um "case study" de uma aplicação de gamification - uma campanha de marketing gamificada da Sephora.


A aplicação - Disco Flipper - não é mais do que um jogo de flippers (pinball) em versão digital. A ideia é que as clientes da marca ficarão mais envolvidas com esta se jogarem este jogo que também serve como veiculo de promoção de produtos. Esta experiência dificilmente pode ser considerada uma aplicação de gamification. Não se estão a usar elementos de jogos mas sim um jogo (que nem sequer é um jogo original). A jogadora em função dos pontos que obtém pode participar num concurso onde são atribuídos produtos da Sephora. Cada uma pode convidar outras jogadoras e partilhar as suas pontuações nas redes sociais (Twitter e Facebook). Esta componente social será talvez o aspecto mais interessante desta iniciativa que no global deixa muito a desejar no que diz respeito ao que se entende por gamification.

O próprio jogo é pouco adequado a público feminino e o facto de apelar à competição entre as utilizadoras também parece ser pouco apropriado. Apelar à competição faz mais sentido com um público masculino.

O resultado das várias contribuições recebidas sobre este caso de estudo será publicado pela GamFed num white paper a divulgar a 11 de fevereiro. Vamos aguardar.

Os objectivos concretos da GamFed não são totalmente claros mas vamos também aguardar para ver. Será interessante se surgirem casos de estudo na área da educação.


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