Este post é o segundo sobre o tema "Gamification", uma das buzzwords mais recentes no contexto da Web e das TIC. Existem muitas definições, mais ou menos semelhantes, algumas das quais apresentadas no post anterior. Para ter um enquadramento inicial sobre o tema vale a pena ler What the Hell is Gamification?, de Betty Adamou, um post de 2 de Agosto, no blogue GameAccess (lançado a 1 de Agosto) e que irá manter discussões sobre o tema.
A aplicação do conceito na área do marketing tem recebido especial destaque. Isto deve-se ao facto do conceito ter a ver com motivação, envolvimento e fidelização, para além de uma componente lúdica. Betty Adamou refere a definição da Wikipedia, destacando que o conceito procura tornar o uso da tecnologia mais envolvente, estimulando determinados comportamentos desejáveis, tirando partido da predisposição psicológica das pessoas para jogar. Essa predisposição, aliada ao uso das TIC, está bem patente na existência de gerações de Gamers desde a década de 1950 (ver este post).
Amy Jo Kim numa apresentação disponível no Google Tech Talks, Smart Gamification: Designing the Player Journey, realça a componente psicológica do conceito. Este, é definido como a utilização de técnicas de jogos (e não mecânicas de jogos) de forma a aumentar o grau de envolvimento e de diversão no desempenho de uma actividade. As mecânicas de jogos (sistemas de pontos, níveis, troféus, etc) contribuem para uma motivação extrínseca, conseguida por ir premiando a realização de tarefas com sucesso (sem ter conta se se gosta ou não de realizar essas tarefas). As mecânicas de jogos são por isso úteis quando o que está em causa é a conclusão dessas tarefas. No entanto, segundo Kim, para um envolvimento de longo prazo com uma actividade é necessário desenvolver uma motivação intrínseca. Esse valor intrínseco é superior às recompensas extrínsecas conseguidas usando apenas as mecânicas de jogos. Satisfação, poder, sentido de pertença, sensação de domínio da actividade, autonomia e aprendizagem são algumas das características da motivação intrínseca. Com esta forma de motivação, o indivíduo retira prazer e obtém satisfação por executar bem a tarefa enquanto que com uma motivação extrínseca o objectivo é obter o prémio, independentemente do gosto pela execução da tarefa.
Vídeo da apresentação de Amy Jo Kim
Algumas empresas, como a Playgen, aplicam já o conceito de “gamification” e de jogos sociais . A Playgen começou com projectos na área dos Serious Games (onde afirma possuir dez anos de experiência). Na perspectiva da empresa, o conceito de “gamification” corresponde a 10% de design de jogos e a 90% de psicologia, ou seja, é a forma de combinar teorias da área da psicologia com mecânicas de jogos com o intuito de motivar o comportamento humano (ver Gamification is Psychology).
Ver também a apresentação abaixo de Amy Jo Kim:
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