Friday, March 25, 2011

Mobile Learning

No dia de lançamento do iPad2 e na Nintendo 3DS (ver o vídeo com notícia na BBC) vale a pena analisar as potencialidades destes equipamentos e de outros que se anunciam como a PSP NGP (Next Generation Portable) e outros tablets e smartphones. As referências sobre o uso de equipamentos móveis no ensino  e formação (mobile learning) tem sido crescente nos últimos meses colocando-os muito para além de simples gadgets e revelando-os como ferramentas pedagógicas que vale a pena explorar (ver Mobile phones still exploding in classrooms everywhere) apesar de existir também um normal cepticismo sobre a sua utilização no ensino (ver Is Mobile a Reality Now?). O uso em equipamentos móveis de aplicações pedagógicas com Realidade Aumentada (ver PSP-based augmented reality turns school into an adventure worth writing about) e formas de interacção baseadas em gestos (ver vídeo abaixo) são uma tendência que já foi abordada aqui.


O vídeo anterior apresenta o software da empresa israelita XTR3D que permite o controlo de telefones móveis, computadores portáteis e televisões através de gestos naturais (será mesmo verdade?).

A Nintendo 3DS destaca-se pela possibilidade de ver imagens 3D sem necessidade de óculos especiais. Esta funcionalidade já iniciou uma polémica sobre os seus efeitos na saúde, em particular no caso das crianças mais novas (ver Nintendo New Release Raises Some Serious Debates on 3D Games). As potencialidades do iPad já foram abordadas aqui mas vale a pena também saber mais sobre a forma de usar este equipamento como e-reader (ver O iPad como e-reader - 12 artigos úteis). Sobre as potencialidades do iPad e do iPhone na formação profissional ver a proposta da Invensys Operations Management - EYESIM.

Mais informação sobre recursos de m-learning pode ser consultada em Top 50 m-learning resources. Interessante será também sem dúvida o curso MobiMooc.

(este post resultou em parte de diversas contribuições obtidas via twitter, nomeadamente @renatafrade, @AugmentedManc, @CarlosPinheiro, @ElearningGuru, @TheEngTeacher, entre outros)

No comments:

Post a Comment