- 75 posts neste blogue. Como se vê na tag cloud, o tópico principal foi, como não podia deixar de ser, Gamification:
- As estatísticas de acesso ao blogue foram idênticas às de 2011, embora com alguma redução no número de acessos.
- 2 posts no blogue de Gamifeye: Education and Training: From Game-Based Learning to Gamification e How Gamification Can Drive Behavioural Change. Um agradecimento a Sam Geuter.
- 3 publicações: Aplicação de Elementos de Jogos numa Plataforma de Aprendizagem Social(ticEDUCA), A Social Gamification Framework for a K-6 Social Network (Tech Education) e A Social Gamification Framework for a K-6 Learning Platform (versão estendida do artigo da Tech Education publicada na Computers in Human Behavior).
- 426 tweets e muitos retweets. 294 followers no final de 2012.
- 2 cursos no Coursera: Gamification (uma boa surpresa) e Learn to Program: The Fundamentals (programação em Python).
- Participação numa workshop sobre Gamification: Videojogos na Sala de Aula: O Processo de Ensino por Gamification.
- Continuação da colaboração com a Tecla Colorida no âmbito do schoooools.com, como suporte ao trabalho de doutoramento. Participação no Dia Aberto do Projecto Escolinhas Criativas.
- Experiência de aplicação de elementos de jogos e do conceito de gamification num curso profissional, relatada num blogue criado para o efeito. Uma turma difícil e resultados pouco conclusivos.
- Alguns livros de referência importantes sobre Gamification, Jogos e outros temas: The Gamification of Learning and Instruction (Karl Kapp), For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business (Kevin Werbach), Gamification: A Simple Introduction (Andrzej Marczewski), Drive (Daniel Pink), A Theory of Fun (Raph Koster).
- Presença no Leaderboard dos GamificationGurus: a melhor classificação foi #19, em setembro (#30 em dezembro). Há ainda muito para melhorar.
- Algumas horas a jogar Angry Birds, Plants vs Zombies (uma sugestão obtida no curso sobre Gamification) e Call of Duty.
- Muitos quilómetros na companhia de Nike+, um bom exemplo de aplicação de gamification, com o objectivo de aumentar a motivação para a prática de corrida (ou mais exactamente, para comprar material desportivo da Nike ...).
Para além desta aplicação gamificada, a Nike acaba de lançar o jogo NikeFuel Missions (ver também este post). O jogo interage com os mesmo dispositivos do Nike+ (iPod, iPhone e outros gadgets da Nike) e coloca desafios nos quais se obtêm pontos (NikeFuel). Os desafios têm um tempo limite para serem ultrapassados e qualquer actividade que gere esses pontos é elegível. Os jogadores progridem ainda através de níveis que se vão atingindo com os pontos obtidos. A primeira missão já foi ultrapassada, a 29 de dezembro:
- Para o ano, está em perspectiva uma participação como e-formador no Projecto NACCE (Galiza e Norte de Portugal), usando uma plataforma de e-learning no curso "Internacionalización de PYMES TIC transfronterizas". Esta participação é em colaboração com a TecMinho. Para já, em 2012, houve uma participação na jornada Presentación de Resultados: Proyectos de Colaboracíon.
E agora, em força para 2013,
Great Article
ReplyDeleteConference Paper Writing Services
projects for cse
JavaScript Training in Chennai
JavaScript
Training in Chennai
Superb blog and great post.Its truly supportive for me, anticipating for all the more new post. Continue Blogging!
ReplyDeletepython internship | web development internship |internship for mechanical engineering students |mechanical engineering internships |java training in chennai |internship for 1st year engineering students |online internships for cse students |online internship for engineering students |internship for ece students |data science internships