Friday, August 31, 2012

Gamification Platforms

Ainda antes do termo gamification ver a luz do dia, em finais de 2010, existiam já algumas soluções de aplicação de mecânicas de jogos e de características típicas do software social em ambientes empresariais, mais concretamente, em websites de empresas.

Uma lista de plataformas de gamification (42) pode ser encontrada em Enterprise-Gamification.com. Esta lista, no entanto, apresenta soluções com objectivos e campos de aplicação muito diferentes. Algumas dessas plataformas, pelo destaque e projeção que têm vindo a obter, merecem uma menção especial. Esse destaque advém do seu volume de negócios, número de clientes, número de funcionários ou citações encontradas nas redes sociais (ver o vídeo Gamification Moving Infographic que está neste post). Assim, destacam-se as plataformas seguintes:

- BunchBall: Fundada em 2005, sede em Redwood, Califórnia.

"Gamification is transforming the way businesses engage with customers and motivate employees. By applying the same principles that inspire people to play games – achievements, status, and rewards – to websites and other online experiences, businesses can dramatically increase the size of their audiences, drive deeper engagement, and increase revenues."

A BunchBall disponibiliza três produtos:
  • Nitro - um motor de gamification que pode ser usado em aplicações empresariais, websites e apps para dispositivos móveis.
  • Spark - um conjunto de aplicações para melhorar o envolvimento de clientes e motivar colaboradores; integrável com outras aplicações empresariais.
  • Fuse -  permite aplicar gamification e integrar os outros produtos com outro software empresarial como SAP ou SharePoint.

Os objectivos dos produtos da BunchBall (de acordo com o website da empresa) consistem em aumentar o envolvimento de clientes e as vendas e, a nível interno, contribuir para uma equipa de colaboradores mais motivada.


- BigDoor: fundada em 2009, sede em Seattle.
"We provide an instant loyalty solution that creates deeper brand affinity through innovative user incentives, including sharing, ability to earn rewards, points and badges as well as participation in quests, earn virtual currency and more."

A BigDoor disponibiliza três níveis de soluções: uma versão Lite, gratuita e que rapidamente se pode colocar em utilização, uma versão Plus (paga), com as mesmas funcionalidades da anterior mas acrescentando a possibilidade de desenvolvimentos adicionais específicos, e uma versão Premium (também paga) mais personalizável e adaptável às necessidades específicas de um cliente. Para usar a versão Lite é necessário preencher e enviar um formulário com os dados do website que se pretende gamificar e só depois de se adquirir o estatuto de Partner é que é possível usar a plataforma.


BadgeVille: fundada em 2010, sede em Menlo Park, Califórnia.

"Badgeville, The Behavior Platform, enables companies to build more sticky, engaging user experiences on their websites, mobile, and enterprise applications. By applying proven engagement mechanics inherent in today’s most successful web and mobile experiences, The Behavior Platform empowers businesses to improve customer loyalty and enhance employee performance."

A BadgeVille é considerada a maior deste grupo, em termos de investimento e de número de empregados na área da gamification. A sua plataforma (Behavior Platform) inclui diversos componentes destinados a aumentar o envolvimento de clientes e o desempenho de colaboradores (ver figura abaixo).



A componente Engagement Mechanics refere a gamification de forma mais directa embora apresente uma definição muito redutora do conceito ("Game Mechanics, also known as Gamification, are behavior-influencing techniques from the gaming industry used in non-gaming environments"). As mecânicas usadas pela plataforma são: points, achievements, levels, missions, contests, leaderboards, notifications e anti-gaming mechanics.
Alguns das mecânicas de jogos esta componente inclui ainda o que é designado por reputation mechanics e social mechanics que incluem algumas características encontradas no software social.


- Gigya: fundada em 2007, sede em Montain View, Califórnia.
Build user loyalty by incentivizing users with points, badges and special offers for performing positive actions on your site. Gigya’s Gamification platform offers a variety of plug-and-play and fully customizable plugins that make it easy to reward and notify users, drive wanted behaviors and promote friendly competition within your site community. All Gamification plugins are fully integrated with Gigya’s entire product suite and Social Analytics. 

A Gigya tem a particularidade de usar o termo social gamification (ver este post).  


Nesta empresa, a gamification é  apenas uma parte do negócio que envolve a aplicação e interligação de software social em websites empresariais.

Os produtos destas empresas destinam-se a um mercado empresarial, focado também nas grandes empresas tendo em conta as diversas soluções de integração com outro software habitual em empresas de maior dimensão, como o SAP. O objectivo, em larga medida, é conseguir, nos websites empresariais dos clientes, inserir mecanismos e estratégias que desenvolvam uma maior lealdade dos clientes dessas empresas. Por outro lado, esses mesmos mecanismos e estratégias podem ser usados para promover um melhor desempenho dos colaboradores das empresas clientes.

Pode ser possível usar estas plataformas em sectores específicos, como o sector da educação, mas será sempre necessário ter em conta que não foram desenhadas especificamente para essa área. A questão dos custos envolvidos também é outro factor a ter em conta.

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