Friday, August 10, 2012

Game-based Learning: Videos e Outros Recursos

Três vídeos com Constance Steinkuehler em conversa com John Seely Brown(ver este link). Nestes vídeos, Constance Steinkuehler responde às questões seguintes:

Por que é importante investir em saber mais sobre jogos e educação?


 De que forma os jogos podem afetar a socialização?


Como saber o que é um "bom jogo"?


 Estes vídeos defendem a importância da Aprendizagem Baseada em Jogos e por que é que vale a pena apostar nesta forma de educar.

Outra visão, que vai no mesmo sentido é a do Professor João Mattar que no vídeo seguinte faz uma apresentação sobre a Aprendizagem Baseada em Jogos ou Game-based Learning. Na sua definição sobre o que consiste a aprendizagem baseada em jogos está presente a possibilidade usar elementos de game design na educação que não é mais do que a aplicação de gamification na educação.



O vídeo inclui vários exemplos de como usar jogos em sala de aula.

Uma extensa lista de vídeos e outros recursos sobre este tema podem também ser encontrados em Games in Education 2012 - SAGA.

A partir da popularidade dos jogos sociais (Facebook games), Jesse Schell faz uma apresentação, muito polémica, sobre a generalização de game thinking:


A terminar, um vídeo de Paul Andersen com o relato de uma experiência concreta de aplicação gamification em sala de aula (ver também este link que refere elementos de jogos que podem ser aplicados em educação):


No comments:

Post a Comment