Tuesday, December 20, 2011

Games & Computer Programming

O uso de jogos e de mecânicas de jogos no ensino de linguagens de programação já provou ser um caminho acertado. Um bom exemplo é o ambiente Scratch, desenvolvido pelo MIT e destinado ao ensino da programação a crianças mas que pode ser igualmente usado para ensinar alunos mais velhos.

Outros bons exemplos são o c-jump e o codeacademy

 O c-jump é um jogo de tabuleiro tradicional destinado ao ensino das linguagens C, C++ e Java a crianças. O jogo permite a familiarização com as estruturas condicionais e cíclicas típicas destas linguagens e explica o conceito de variável usando os valores obtidos nos dados para fazer atribuições. Aparentemente, o jogo já terá alguns anos mas ainda deverá estar disponível podendo-se encomendar on-line por 49,95 USD, já com portes de envio.


O codeacademy é uma plataforma on-line, lançada em agosto de 2011, que inclui muitas das mecânicas de jogos associadas à gamification (achievements, badges, points, progress bars, etc) assim como características das plataformas sociais da Web 2.0. Para já, apenas parece ser possível aprender conceitos de JavaScript. Os tópicos (cursos) são organizados em lições e exercícios. A plataforma abre a possibilidade dos utilizadores poderem propor outras linguagens e até eles próprios criarem os conteúdos para as lições. Para ter acesso às lições é necessário o registo na plataforma ou a validação com a conta do Facebook. Algumas das funcionalidades anunciadas parecem não estar ainda totalmente operacionais.


A esta ligação de ensino de programação com o universo dos jogos não será alheio o facto dos videojogos serem programas de computador que exigem técnicas de programação muito sofisticadas.

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