Saturday, February 12, 2011

Horizon Report 2011

Acabou de ser divulgado o Horizon Report, edição de 2011. Este relatório é uma iniciativa conjunta de The New Media Consortium e da Educause Learning Initiative. The New Media Consortium é uma organização sem fins lucrativos que estuda o uso de novos media e novas tecnologias na educação. Os seus membros são instituições de ensino superior e museus espalhados pelo mundo. A Educause Learning Initiative (ELI) é uma comunidade de instituições de ensino superior e de outras organizações que procuram a evolução do ensino através das tecnologias de informação. A ELI integra a EDUCAUSE que visa, de uma forma mais geral, o estudo da contribuição da tecnologia para evolução do ensino superior.


Estes relatórios anuais identificam tecnologias que podem vir a ter impacto na educação, em horizontes de curto prazo (1 ano ou menos), médio prazo (2 a 3 anos) e longo prazo (4 a 5 anos). Na edição de 2011 são apontadas as tecnologias seguintes:
  • Curto prazo: livros electrónicos e equipamentos móveis;
  • Médio prazo: realidade aumentada e aprendizagem baseada em jogos (game-based learning);
  • Longo prazo: computação baseada em gestos e análise de dados de educação (learning analytics).
É de realçar o destaque dado a duas tecnologias já referidas várias vezes neste blogue, a realidade aumentada (ver Tecnologias Emergentes: Gartner Hype Cycle 2010 e Mundos Virtuais, Realidade Aumentada e Virtualidade Aumentada) e a aprendizagem baseada em jogos (ver Usar Videojogos no Ensino? ou Serious Games). Estas tecnologias, em conjunto com os equipamentos móveis (ver, por exemplo, m-learning e o iPad) e a computação baseada em gestos podem apontar para uma convergência de uso futuro no ensino de aplicações semelhantes aos actuais jogos usados para fins lúdicos mas com novas funcionalidades permitidas pela realidade aumentada, pelos mundos virtuais e por novas formas de interacção (p.e. os movimentos do corpo). A ubiquidade permitida pela panóplia de equipamentos móveis já disponíveis (smartphones, tablets, netbooks, etc) onde essas aplicações podem ser executadas permitirá ainda diversificar a experiência de utilização em função do contexto do utilizador.

Ver também este post que refere a edição de 2010.

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