Investigadores de uma universidade alemã desenvolveram uma aplicação (disponível para ambiente Windows e também anunciado para a plataforma Android) que, em tempo real, permite eliminar objectos de um vídeo. O princípio de funcionamento parece simples: selecciona-se o objecto (recorrendo, por exemplo, a um touch screen onde o vídeo está a correr), reduz-se a resolução do objecto e em seguida elimina-se o objecto. O local ocupado pelo objecto apagado é depois reconstruído com base na informação da porção de imagem que o rodeava. O processo é repetido para todas as frames. Uma descrição deste tipo de técnicas pode ser encontrado aqui (pdf). O processo de reconstrução cruza-se com a técnica Content Aware Fill, desenvolvida para o Photoshop.
Esta funcionalidade desenvolvida pelos investigadores alemães integra o que é conhecido por "realidade diminuída" (dimished reality) por oposição à realidade aumentada (augmented reality).
Todas estas técnicas, realidade aumentada, virtualidade aumentada, computação baseada em gestos e também a realidade diminuída, isoladamente ou combinadas entre si, oferecem um vasto campo de aplicações. A utilização destas tecnologias em smartphones, iPads, câmaras digitais ou outro tipo de equipamentos mais específicos terá um forte impacto no desenvolvimento de aplicações para estes equipamentos. Em particular, no que diz respeito ao ensino, é possível imaginar já várias possibilidades de aplicação, por exemplo, em ambientes de simulação e na transição entre ambientes reais e ambientes virtuais.
Esta funcionalidade desenvolvida pelos investigadores alemães integra o que é conhecido por "realidade diminuída" (dimished reality) por oposição à realidade aumentada (augmented reality).
Todas estas técnicas, realidade aumentada, virtualidade aumentada, computação baseada em gestos e também a realidade diminuída, isoladamente ou combinadas entre si, oferecem um vasto campo de aplicações. A utilização destas tecnologias em smartphones, iPads, câmaras digitais ou outro tipo de equipamentos mais específicos terá um forte impacto no desenvolvimento de aplicações para estes equipamentos. Em particular, no que diz respeito ao ensino, é possível imaginar já várias possibilidades de aplicação, por exemplo, em ambientes de simulação e na transição entre ambientes reais e ambientes virtuais.
No comments:
Post a Comment