Wednesday, June 30, 2010

E-learning: Problemas em Aberto (1)

A evolução verificada no e-learning nos anos mais recentes, influenciada pelo desenvolvimento das redes de comunicação e pelas ferramentas sociais da Web 2.0, produziu já resultados. Há ainda diversas questões por resolver que são debatidas pela comunidade do e-learning. Algumas dessas questões são de natureza técnica, outras têm uma envolvente essencialmente pedagógica e de adaptação dos métodos de ensino e outras reflectem preocupações presentes na sociedade em geral.

Talvez a primeira questão a colocar seja o facto da informação, os factos conhecidos actualmente cujo número cresce exponencialmente, atingir uma dimensão tal que já não é possível lidar com essa informação da forma que foi seguida até final do século XX. Conhecer e memorizar um determinado conjunto de factos era suficiente para desenvolver as competências necessárias para desempenhar um papel útil numa sociedade essencialmente industrial (ver o post de Stephen Downes, An Operating System for the Mind). Era esse o papel dos sistemas de ensino. O que se passa actualmente é que os factos conhecidos são em número muito superior, mudam rapidamente, são facilmente acessíveis e em muitos casos chegam sem terem sido explicitamente pedidos ou procurados.

As competências exigidas actualmente são também mais vastas. Entre essas competências há uma que é essencial: a capacidade de filtrar a informação. Alguns factos são mais importantes do que outros e mesmo muitos deles podem não ser correctos. A capacidade de encontrar os factos relevantes será uma competência essencial e que poderá substituir a capacidade de simplesmente memorizar os factos relevantes. A memorização de factos continuará a ser importante, por razões diversas, mas a análise crítica desses factos, a capacidade de os relacionar e de agir de forma consequente será um factor crítico num mundo em mudança no qual valores dados por adquiridos por vezes deixam de o ser. A tecnologia é excelente em transmitir e apresentar a informação. A dificuldade é saber como filtrar essa informação e discernir o que é importante para ser aprendido e conhecido. Este será um desafio colocado a todos os intervenientes nos sistemas de ensino.

O excesso de informação poderá mesmo ser contraproducente. Esta preocupação está presente já na sociedade actual. Atente-se na afirmação seguinte do presidente dos EUA num discurso dirigido a estudantes universitários: "You're coming of age in a 24/7 media environment that bombards us with all kinds of content and exposes us to all kinds of arguments, some of which don't always rank all that high on the truth meter … With iPods and iPads and Xboxes and PlayStations - none of which I know how to work - information becomes a distraction, a diversion, a form of entertainment, rather than a tool of empowerment, rather than the means of emancipation." (ver este post).

5 comments:

  1. Each understudy should attempt to enhance forming capacities and better since, making is most imperative thing for the schoolkids. In case an understudy OK in learning https://www.professional-term-paper-writers.com/how-we-work/ and not incredible recorded as a printed version he/she can't be productive understudy in class.

    ReplyDelete
  2. A guide can survey the possibility of understudies amazingly in front of timetable with http://www.sopwritingservices.net/our-services/help-with-statement-of-purpose-phd/ knowledge into judgment. This judgment limit in teachers help them to grasp subject picking issues of the understudies so educator uncover to them which subjects should understudies pick.

    ReplyDelete
  3. Any youth can't ignore the character of mother in life in perspective on the love for mother with his youngsters. A mother reliably tries to give every http://www.psychologypersonalstatement.org/psychology-personal-statement-ideas-and-help/criminology-and-psychology-personal-statement/ satisfaction to her children and besides endeavors to give them the shot of getting quality preparing.

    ReplyDelete
  4. Some silly stories in the books make the crippling time of the understudies energetic what's more https://www.graduateschoolpersonalstatement.net/accounting-personal-statement-examples-for-graduate-school/ accelerate grins the characters of concentrated on understudies. When they read silly stories in silly books they giggle together and make somewhat fun in class.

    ReplyDelete
  5. The clever planning is need of time as the world making like an effect. I didn't consider the useful site of the science and advancement yet now perceived that its major and the need of time. Understudy should pick the science subjects to gain ground in this field.

    ReplyDelete