Thursday, April 29, 2010

Wikis em E-learning

Um wiki é um website que pode ser facilmente editado por qualquer utilizador autorizado. O exemplo mais conhecido deste tipo de ferramentas é a Wikipedia. Os wikis são ferramentas colaborativas que proporcionam o desenvolvimento de trabalho de grupo. Cada utilizador pode editar conteúdos já existentes, inclusivamente apagá-los e pode criar novos conteúdos. Os wikis normalmente mantêm um histórico que permite aceder a versões anteriores de um determinado conteúdo e funcionalidades que permitem repor versões antigas. A Wikipedia é também um bom exemplo da aplicação da inteligência colectiva que caracteriza a Web 2.0. No entanto, o facto de qualquer utilizador poder editar conteúdos tem obviamente desvantagens pois são possíveis actos maliciosos sobre esses conteúdos. É também aqui que a inteligência colectiva actua monitorando os conteúdos activos. A expressão “inteligência colectiva” (no original, “wisdom of crouds”) é atribuída a James Surowiecki, um colunista do jornal The New Yorker que a divulgou num livro com o mesmo nome). Este conceito revela o bom senso que resulta da tomada de decisões em consenso.

O termo wiki teve origem na expressão "wiki wiki" que significa “rápido" na lingua havaiana. Também tem sido considerada como acrónimo para “what I know is” (o que eu sei é). Ward Cunningham, um programador americano foi o autor do primeiro software wiki, a WikiWikiWeb, lançado em 1994.O objectivo consistia em conseguir uma ferramenta que permitisse partilhar e editar documentos de forma colaborativa.

A utilização de wikis no ensino permite a realização de trabalhos de grupo e o desenvolvimento de outras actividades colaborativas, permitindo a interacção entre professores e alunos. O professor pode acompanhar a evolução do trabalho desenvolvido por alunos analisando o histórico de modificações. Com os wikis é também possível construir comunidades de aprendizagem. A distribuição de informação aos alunos e a produção colaborativa de conteúdos são outras possibilidades de utilização de wikis assim como a produção de FAQ sobre um determinado conteúdo ou curso.

Na aplicação de wikis ao ensino destacam-se as características seguintes:
  • Criação e utilização gratuitas, apesar de existirem também serviços pagos.
  • Os conteúdos podem ser editados e actualizados em qualquer momento.
  • Permitem criar um ambiente colaborativo entre os alunos e entre estes e os professores.
  • Vulnerabilidade de conteúdos, uma vez que podem ser livremente alterados, eliminados ou adulterados, obrigando a controlo.
Existem disponíveis on-line diversas ferramentas que permitem criar wikis. Dessas ferramentas pode-se destacar a PBworks, anteriormente designada por PBwiki. No site Wikimatrix é possível encontrar uma listagem muito completa de várias aplicações que permitem criar wikis. A PBworks é referenciada como a ferramenta mais usada a nível empresarial e na área do ensino. Este site permite ainda apresentar quadros comparativos das funcionalidades de aplicações seleccionadas. A Wikipedia apresenta também uma lista similar.

No comments:

Post a Comment