Friday, October 21, 2011

Game-based Learning in Schools - A Teacher Survey

Simon Egenfeldt-Nielsen apresentou, numa palestra na National Conference on Game-Based Learning (Dinamarca, Maio de 2011), os resultados de um inquérito efectuado a professores de um conjunto de países (Dinamarca, Noruega, Finlândia, Portugal e Estados Unidos) relativo ao uso de videojogos nas suas actividades lectivas.

Os slides (em PowerPoint) da apresentação, Game-based Learning in Schools - A Teacher Survey,  podem ser descarregados aqui. Desconhece-se o critério de seleção das nacionalidades dos participantes mas destaca-se o facto de terem participado 9 professores portugueses num total de 275 participações.

Algumas das principais conclusões:
  • 60% dos inquiridos usam videojogos para ensinar;
  • O uso de videojogos foi motivado sobretudo por interesse pessoal e os jogos usados foram escolhidos pelo próprio professor;
  • Os professores inquiridos revelam ainda alguma cautela sobre o uso de videojogos;
  • A maioria considera que o uso de videojogos é uma forma de aumentar o nível de envolvimento dos alunos;
  • Os principais obstáculos ao uso de videojogos estão relacionados com problemas de utilização dos equipamentos informáticos e de instalação de software;
  • O fraco conhecimento dos videojogos por parte dos professores é apontado como a principal razão para a sua não utilização;
  • A maioria dos não utilizadores considera poder vir a usar videojogos no futuro.


    No comments:

    Post a Comment