Listagem de resultados por país do PISA 2009 (pdf).
Ver comentários do governo português no Público ("Esta é a prova dos nove: os nossos alunos sabem mais") e no Jornal de Notícias (José Sócrates atribui mérito dos resultados da OCDE aos professores).
Na verdade, Portugal continua abaixo da média dos países avaliados em quase todos os parâmetros. Não há motivo para tanta euforia. O mérito é atribuído aos professores.
"The quality of an education system can never exceed the quality of its teachers" (ver vídeo abaixo):
Ver comentários do governo português no Público ("Esta é a prova dos nove: os nossos alunos sabem mais") e no Jornal de Notícias (José Sócrates atribui mérito dos resultados da OCDE aos professores).
Na verdade, Portugal continua abaixo da média dos países avaliados em quase todos os parâmetros. Não há motivo para tanta euforia. O mérito é atribuído aos professores.
"The quality of an education system can never exceed the quality of its teachers" (ver vídeo abaixo):
Ver também o relatório How The world best-performing school systems come out on top (pdf) da consultora McKinskey and Company. O relatório apresenta um estudo comparativo que procura encontrar explicações para o facto de alguns sistemas de ensino serem mais bem sucedidos do que outros.
O relatório aponta três factores determinantes para o sucesso:
- "Getting the right people to become teachers."
- "Developing them into effective instructors."
- "Ensuring that the system is able to deliver the best possible instruction for every child."
Ver também Education in Finnland:
Education in Finnland
No comments:
Post a Comment