Wednesday, July 21, 2010

Projectos E-learning (2): SUMA

O Projecto SUMA, com origem em Espanha, apresenta-se como uma plataforma integrada de e-learning. O projecto teve como objectivo o desenvolvimento de uma camada de serviços e funcionalidades sobre uma plataforma LMS (Sakai ou Moodle). A plataforma desenvolvida permite que uma empresa, universidade ou outra entidade que pretenda ministrar formação em e-learning possa integrar diferentes aplicações, incluindo ferramentas da Web 2.0 e integrá-las num ambiente virtual de aprendizagem adaptado às suas necessidades concretas. É possível o desenvolvimento de novas aplicações, de forma colaborativa, que podem ser adicionadas nesta plataforma. É possível o desenvolvimento de cursos em t-learning (o resultado conseguido com os materiais de formação interactiva, os conteúdos e os serviços que usam um descodificador digital) e m-learning. A plataforma é gratuita e de código aberto. O projecto terminou a 31 de Dezembro de 2009 estando agora disponível para comercialização.


Os destinatários da plataforma desenvolvida são universidades e empresas. Os promotores do Projecto SUMA são diversos, nomeadamente, consórcios de várias empresas, organizações e universidades, como por exemplo, a Universidade de Vigo.

(ver vídeo de apresentação do projecto)

4 comments:

  1. Estive a consultar o vídeo de apresentação, e de facto parece-me ser um projecto muito interessante e com sustentabilidade para o futuro!
    Julgo que a abordagem tomada é a mais correcta: integração de várias aplicação (LMS ou webware) de forma a que os educadores possam desenvolver o ambiente de aprendizagem online adaptado aos seus objectivos pedagógicos.
    Boa descoberta! Vou partilhar com colegas envolvidos em projectos do mesmo âmbito.

    ReplyDelete
  2. Still some massive families in two or three social solicitations aren't thinking about planning most basic and individuals aren't getting direction. They imagine that see this website arrangement isn't fundamental and it doesn't affect the existence all things considered, they are in snare.

    ReplyDelete
  3. People look like other living things like creatures if people don't get getting ready essentially everything. The cerebrum and getting ready separate people from other living things and find out more I and all people comprehend that direction and considering people make them exceptional.

    ReplyDelete