Wednesday, November 09, 2011

Entrevista Professora Lynn Alves - Jogos na Educação

Entrevista à Professora Lynn Alves sobre o uso de jogos na educação. Mais uma posição a defender o uso de Game-Based Learning. Na entrevista é destacada a importância de pais e professores se envolverem e participarem, junto com os seus educandos, no mundo dos videojogos. Uma opinião semelhante à de Katie Salen (ver este post). Os jogos comerciais são defendidos como possuindo também potencial pedagógico. 

Esta visão, de usar jogos comerciais, encaixa numa das três abordagens ao Game-Based Learning que, no essencial, têm sido aquelas que são adoptadas pelas escolas (ver Digital Game Based Learning: It’s Not Just the Digital Native Who Are Restless):
  • Usar videojogos comerciais (COTS - Commercial Off-The-Shelf games), tirando partido da existência de conteúdos que possam ser usados para fins pedagógicos (learning through computer games). Nem todos os vídeojogos têm o mesmo potencial pedagógico havendo muitos em que é discutível a existência de qualquer valor pedagógico. No entanto, de uma forma geral, todos permitem desenvolver competencias de literacia digital, capacidade de resolver problemas e aumento da destreza manual e acuidade visual.
  • Usar Serious Games, videojogos desenvolvidos com propósitos não lúdicos e com fins bem determinados (learning with computer games). Os Serious Games, no entanto, enfrentam a concorrência dos jogos comerciais, não podendo competir com os orçamentos elevados que estes jogos actualmente implicam.
  • Os alunos constroem os seus próprios jogos (usando plataformas como o Scracth) permitindo o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas e competências de programação e de game design (learning by building computer games). Esta abordagem implica que os professores possuam também competências de programação e de game design, o que é certamente uma barreira importante à adoção mais generalizada desta abordagem.
 Uma alternativa a estas três abordagens será a aplicação de Gamification: não o uso de jogos mas sim a aplicação das mecânicas de jogos e outros elementos associados a videojogos.

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