Sunday, January 29, 2012

Gamifying Computer Programming

Têm surgido recentemente várias startups com projetos na área do ensino da programação de computadores que de alguma forma usam Gamification. Para além do codeacademy, centrado em Javascript e já referido aqui, acrescentam-se mais os seguintes:
  • Bloc, centrado no ensino da linguagem Ruby. A plataforma apresenta um tutorial com exemplos e uma consola para o utilizador introduzir e testar esses exemplos. Estão previstas outras linguagens como Phyton ou Javascript.
  • Programr, uma plataforma que permite programar e executar programas on-line e em várias linguagens (Java, C#, C++, etc). A plataforma apresenta ainda pequenos desafios ("code challenges") e outras competições ("coding contests"). Estes desafios permitem que o utilizador vá acumulando pontos. Os projetos de programação desenvolvidos podem ser partilhados na plataforma.
  • Squad, um editor colaborativo on-line com suporte de várias linguagens.
  • Treehouse, uma plataforma on-line que desenvolve competências na área do web design, web development e desenvolvimento de apps para iOS (ou seja, aplicações para correrem em iPhones e iPads. Ao ultrapassar os desafios propostos o utilizador é premiado com badges.
 


Todos estes projetos aparentam ter um grande potencial pedagógico no ensino da programação, uma disciplina que está a entrar em declínio na geração dos "nativos digitais". Isso deve-se possivelmente ao facto de serem mais consumidores e produtores de trivialidades do que utilizadores capazes de tirar partido do que se pode fazer com toda a tecnologia que, usando um chavão, está cada vez mais ao alcance de um clique. Certamente que muitos dos atuais programadores seniores, quando se iniciaram na programação, gostariam de ter tido acesso a ferramentas como as que são apresentadas acima.

No comments:

Post a Comment