Friday, March 08, 2013

Identificação de Fatores Facilitadores da Utilização de Recursos Educativos Digitais pelos Professores: A Perspetiva de Especialistas num Estudo e-Delphi



Resumo

Este estudo exploratório e descritivo procurou determinar empiricamente o grau de concordância, através de um questionário e-Delphi que decorreu em três etapas com 40 participantes de instituições de ensino superior e outras, relativamente aos fatores facilitadores do uso de recursos educativos digitais pelos professores do ensino básico e secundário. Os participantes foram cooptados em universidades públicas e privadas e em outras instituições, em áreas de conhecimento relacionadas com a educação, nomeadamente em investigação, na utilização das tecnologias e da informática em particular. Os resultados obtidos indicam algum grau de concordância na comunidade de participantes na investigação sobre os fatores facilitadores da utilização de recursos educativos digitais pelos professores. Estes resultados preliminares desafiam-nos a desenvolver o mesmo estudo junto dos professores do ensino básico e secundário, de forma a confrontar as perspetivas das duas comunidades que desempenham um papel preponderante na área da educação em Portugal. Pretende-se, desta forma, apresentar um contributo para que a prática da adoção e utilização de recursos educativos digitais nas escolas portuguesas seja sustentada.

Está igualmente disponível o Abstract (in english).


Neste trabalho de investigação foi usado um questionário e-Delphi. O método Delphi, citando o próprio trabalho, é definido como uma atividade interativa desenhada para combinar opiniões de um grupo de especialistas (grupo específico de pessoas especializadas no tema estudado) denominado de painel Delphi, para obtenção de consenso em torno de um problema complexo. Tive a oportunidade de participar no painel de especialistas do questionário cujos resultados foram usados por este trabalho.

A análise dos resultados do inquérito revela que o fator considerado mais importante foi Usabilidade - qualidade científica e o fator considerado menos importante  foi Usabilidade - durabilidade.

O trabalho pode ser consultado em formato HTML ou PDF.

Referência
Castro, C., de Andrade, A. M. y Lagarto, J. (2012). Identificação de Fatores Facilitadores da Utilização de Recursos Educativos Digitais pelos Professores: A Perspetiva de Especialistas num Estudo e-Delphi. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 5 (3), pp. 161-178.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol5-num3/art10.pdf

No comments:

Post a Comment