Thursday, April 26, 2012

VIM Adventures: Using VIM Editor

Apesar de me ter chegado como um exemplo de aplicação de gamification na educação e formação julgo que é mais um exemplo de um serious game. Trata-se de VIM Adventures, um jogo cujo objetivo é fornecer aos seus utilizadores as competências necessárias para usar o editor de texto VIM

O VIM é uma versão melhorada do conhecido (pelo menos, para alguns) editor vi (de visual editor, criado em 1976) dos sistemas Unix. Estes editores têm a particularidade de funcionarem essencialmente em linha de comando tendo sido desenvolvidos num tempo em que as interfaces gráficas dos sistemas operativos eram inexistentes. Assim, o teclado serve para inserir os caracteres do texto em edição e para fornecer comandos ao sistema. Por exemplo, a tecla "x" tanto serve para inserir o carácter "x" como para ativar o comando que permite apagar um carácter na posição onde estiver o cursor. O vi tinha assim dois modos de funcionamento: modo de edição e modo de comando. Passava-se do primeiro para o segundo premindo a tecla ESC. Entrava-se em modo de edição, por exemplo, com o comando "i" (insert).


Uma das dificuldades na utilização do vi era a movimentação do cursor. As teclas com as setas do cursor (esquerda, direita, para cima e para baixo) não funcionavam sendo o movimento conseguido com as teclas "h", "j", "k" e "l" (em modo comando). Quem teve de ensinar alguém, habituado a usar sistemas com interface gráfica, a usar o vi, sabe as dificuldades e as resistências iniciais perante as suas particularidades.

O jogo destina-se portanto a ensinar o uso dos comandos do VIM começando pelo movimento do cursor. Para tal, o jogador tem de percorrer um labirinto usando as teclas "h", "j", "k" e "l". À medida que o jogador progride no labirinto vai conhecendo outros comandos e apenas consegue passar para o nível seguinte depois de dominar uma determinada competência.


Qual a razão deste tipo de editores ainda existir? Porque estão presentes em todos os sistemas Unix/Linux. Com a prática, acabam por ser ferramentas bastante úteis para editar scripts e outros ficheiros de texto de configuração dos sistemas operativos.

1 comment:

  1. Wonderful post, Your article is totally explicit and gives the estimation of the relationship. To set up the relationship individuals exhaust their entire time on earth and attempt to make it more grounded. This http://www.ukraineoutsourcingrates.com/ruby-development-ukraine-rates/ site is to an incredible degree so beguiling data.

    ReplyDelete