Monday, March 21, 2011

Alternate Reality Games

Realizou-se no dia 18 de Março a III Conferência de E-learning promovida pela TECMinho / Universidade do Minha em articulação e por convite da AIP e integrada na Futurália 2011, em Lisboa. A conferência centrou-se "na capacidade de empreender com tecnologias educativas e visa disseminar boas práticas de e-learning no contexto de uma cultura de aprendizagem mais criativa, onde se colabora para competir".

Entre as várias apresentações, é de destacar a apresentação de Paul Drive, Learning with games, storytelling and moving bodies onde foi apresentado o jogo didáctico SpyWalk um jogo que combina elementos de realidade alternativa (alternate reality game) com o conceito de jogo baseado na localização (location based game). O jogo destina-se ao ensino da língua inglesa e teve já lugar na cidade de Vila Real.

Os jogos de realidade alternativa (Alternate Reality Games) são jogos multiutilizador, em larga escala, que combinam o uso de equipamentos diversos (p.e. receptores GPS ou câmaras de vídeo) e combinam elementos virtuais com ambientes reais (De Freitas, 2006).

Outro exemplo semelhante é o jogo Can You See Me Now (Benford, 2006). Este jogo tira partido de tecnologias de realidade mista, integrando equipamentos de mão (handheld computers), redes sem fios e GPS para criar uma situação na qual corredores presentes num ambiente físico (as ruas de uma cidade), equipados com os equipamentos atrás referidos, competem com representações virtuais de outros corredores que correspondem a participantes que integram o jogo à distância. Trata-se de um jogo de perseguição no qual os participantes reais tentam encontrar os participantes virtuais, seguindo-os através dos monitores dos equipamentos que transportam. Todos os participantes, reais e virtuais, são representados no jogo pelos seus avatares. Quando o participante real se encontrar a menos de cinco metros do participante real, o jogo termina para este.

Entre 2001 e 2004, Can You See Me Now realizou-se em diversas cidades europeias integrando eventos culturais (a última vez que o jogo teve lugar terá sido em Londres em Março de 2010). O jogo é apontado como um bom exemplo de combinação de ambientes reais com ambientes virtuais sendo amplamente citado na bibliografia relacionada com Serious Games.

Referências:
Benford, S., Crabtree, A., Flintham, M, Drozd, A., Anastasi, R., Paxton, M., Tandavanitj, N., Adams, M., Row-Farr, J. (2006) Can You See Me Now? ACM Transactions on Computer Human Interaction, Vol. 13, No. 1, March 2006, Pages 100-133
De Freitas, S. (2006). Learning in Immersive Worlds: A Review of Game-based Learning, JISC e-Learning Programme.

No comments:

Post a Comment