Tuesday, August 24, 2010

Experiências de t-learning

O t-learning (TV-based interactive learning) consiste na utilização de conteúdos interactivos com base na televisão. Esta designação é associada ao resultado conseguido com os materiais de formação interactiva, os conteúdos e os serviços que usam um descodificador digital. O t-learning baseia-se nas potencialidades oferecidas pela TDT (Televisão Digital Terrestre). Os sistemas de t-learning procuram atingir audiências mais vastas do que aquelas abrangidas pelos sistemas de e-learning tradicionais, baseados no Internet. Pretende-se desta forma chegar a públicos que, por razões diversas, não possuem computador nem ligação à Internet mas que possuem televisão. Entre outros objectivos, os sistemas de t-learning procuram resolver situações de inclusão social.

A este propósito é de destacar o projecto "Ensino à Distância Via Televisão Digital", recentemente anunciado no Portal do Cidadão. A iniciativa cabe à Universidade Aberta com o apoio da AMA (Agência para a Modernização Administrativa). O projecto tem como objectivo "criar soluções de comunicação integradas e redes de relação e partilha de conhecimento através de serviços com tecnologias multicanal para atendimento e comunicação, nomeadamente via televisão digital". A notícia no Portal do Cidadão destaca ainda que o "... recurso à televisão digital visa potencializar o Ensino à Distância (EaD) como medida de inclusão social e democratização da informação" e prevê a "... utilização do Cartão de Cidadão como meio de autenticação do utilizador". Em concreto, sabe-se ainda pouco sobre os resultados concretos que o projecto pretende atingir e quais os públicos-alvo.

Mais concretizado, em termos de objectivos, está o projecto BEACON (Consórcio Euro-Brasil para serviços TDT) que apresenta os seguintes:
  • "o desenvolvimento da interoperabilidade entre as normas da TDT Europeia (DVB) e da TDT do Brasil (SBTVD)
  • o estudo duma metodologia para aprendizagem à distância através da televisão digital;
  • a prestação de serviços t-learning para inclusão social em São Paulo, no Brasil."
Infelizmente as referências a este projecto são escassas e há pouca informação sobre o seu grau de concretização.



2 comments:

  1. The action of female educators is in addition essential in the universities and in the schools as, they can https://www.literaturereviewwritingservice.com/writing-a-literature-review-for-a-dissertation manage well to the young ladies in schools. They can listen the issues of understudies superior to male instructors and can resolve without bother.

    ReplyDelete
  2. You said it well that direction is vast which will expand in future and won't diminish. It truly is impossible as it https://www.personalstatementwriter.com/ideas-for-writing-an-interior-design-personal-statement broadened absurdly since its start the planet and it changed a tremendous measure of things and will change in next period too.

    ReplyDelete