Monday, December 31, 2012

Balanço de 2012

Um balanço da atividade, on-line e não só, em 2012:

- 75 posts neste blogue. Como se vê na tag cloud, o tópico principal foi, como não podia deixar de ser, Gamification:


-  As estatísticas de acesso ao blogue foram idênticas às de 2011, embora com alguma redução no número de acessos.



- 3 publicações: Aplicação de Elementos de Jogos numa Plataforma de Aprendizagem Social(ticEDUCA), A Social Gamification Framework for a K-6 Social Network (Tech Education) e A Social Gamification Framework for a K-6 Learning Platform (versão estendida do artigo da Tech Education publicada na Computers in Human Behavior).

- 426 tweets e muitos retweets. 294 followers no final de 2012.

- 2 cursos no Coursera: Gamification (uma boa surpresa) e Learn to Program: The Fundamentals (programação em Python).


- Participação numa workshop sobre Gamification: Videojogos na Sala de Aula: O Processo de Ensino por Gamification. 

- Continuação da colaboração com a Tecla Colorida no âmbito do schoooools.com, como suporte ao trabalho de doutoramento. Participação no Dia Aberto do Projecto Escolinhas Criativas.

- Experiência de aplicação de elementos de jogos e do conceito de gamification num curso profissional, relatada num blogue criado para o efeito. Uma turma difícil e resultados pouco conclusivos.

- Alguns livros de referência importantes sobre Gamification, Jogos e outros temas: The Gamification of Learning and Instruction (Karl Kapp), For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business (Kevin Werbach), Gamification: A Simple Introduction (Andrzej Marczewski), Drive (Daniel Pink), A Theory of Fun (Raph Koster).

- Presença no Leaderboard dos GamificationGurus: a melhor classificação foi #19, em setembro  (#30 em dezembro). Há ainda muito para melhorar.


- Algumas horas a jogar Angry Birds, Plants vs Zombies (uma sugestão obtida no curso sobre Gamification) e Call of Duty.


- Muitos quilómetros na companhia de Nike+, um bom exemplo de aplicação de gamification, com o objectivo de aumentar a motivação para a prática de corrida (ou mais exactamente, para comprar material desportivo da Nike ...). 



Para além desta aplicação gamificada, a Nike acaba de lançar o jogo NikeFuel Missions (ver também este post). O jogo interage com os mesmo dispositivos do Nike+ (iPod, iPhone e outros gadgets da Nike) e coloca desafios nos quais se obtêm pontos (NikeFuel). Os desafios têm um tempo limite para serem ultrapassados e qualquer actividade que gere esses pontos é elegível. Os jogadores progridem ainda através de níveis que se vão atingindo com os pontos obtidos. A primeira missão já foi ultrapassada, a 29 de dezembro:


- Para o ano, está em perspectiva uma participação como e-formador no Projecto NACCE (Galiza e Norte de Portugal), usando uma plataforma de e-learning no curso "Internacionalización de PYMES TIC transfronterizas". Esta participação é em colaboração com a TecMinho. Para já, em 2012, houve uma participação na jornada Presentación de Resultados: Proyectos de Colaboracíon.

E agora, em força para 2013,


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