Monday, November 07, 2011

Katie Salen: Learning With Games

Video de Katie Salen, ligada ao lançamento da escola Quest To Learn em Nova Iorque e diretora do Institute of Play. Neste vídeo aborda a importância do jogos no ensino.



A aprendizagem baseada em jogos (Game-Based Learning) promove experiências de aprendizagem e práticas que são consideradas importantes para as competências necessárias para o século XXI. Assim, na perspetiva de Katie Salen, os jogos são importantes porque :
  • Promovem colaboração;
  • Fomentam trabalho em equipa ("team building");
  • Desenvolvem capacidade de resolver problemas em contextos complexos;
  • Permitem assumir novas identidades;
  • São ambientes onde o risco de falhar é reduzido;
Resumo de algumas ideias importantes do vídeo:

"Games work in a way that good teachers work.".

Good game design = good teaching.

Um videojogo ou qualquer outro media digital deve ser visto como mais uma ferramenta a usar pelo professor num determinado processo de ensino, tal como um livro ou conteúdos em linha. O professor deve escolher o meio mais indicado para ensinar determinado conteúdo. 

Deve-se deixar de pensar nos jogos como simples entretenimento e analisar o seu potencial pedagógico.
As crianças perante um jogo ou perante qualquer media digital assumem muitas vezes o papel de um game designer.

O lado social do ensino e importância de cada aluno se sentir parte de uma comunidade é realçado por Katie Salen.

É importante que os pais e os professores entrem no mundo dos videojogos, domínio habitual dos mais novos, e partilhem experiências com os seus educandos. Os jogos podem ser a forma dos adultos poderem entrar e participar na cultura digital das gerações mais novas.

Katie Salen fala também sobre a avaliação e a validação de conhecimentos adquiridos. Distinguindo entre avaliação sumativa e formativa, defende o papel que os jogos podem ter nesse processo. No contexto de um jogo, o jogador é permanentemente avaliado e recebe feed-back imediato sobre a sua evolução. Como transportar este modelo para a escola é um assunto que Katie Salen investiga. Embora não referindo especificamente (o vídeo é de 2009), as mecânicas de jogos normalmente associadas ao conceito de Gamification, são apontadas como podendo contribuir para novas formas de avaliação.

No comments:

Post a Comment